Sejam bem vindos!!!

Sou Danilla, professora do Colégio Paulo VI, na cidade de Vitória da Conquista-Bahia e sou professora da Educação Infantil.

Beijos!!!!



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Projeto sobre a Dengue


1.1            Dados de Identificação

§ Nome da escola:
§ Turma:
§ Série: Educação Infantil ( 4 à 5 anos)
§ Professor (a):
§ Ano:
§ Número de alunos:

1.2            Cronograma: 12 horas

06/03/2012- Segunda- Feira
07/03/2012- Terça- Feira
08/03/2012- Quarta- Feira

1.3            Plano de Aula 1

Objetivos:
- Mobilizar os alunos no combate à Dengue;
- Alertar os alunos sobre os principais sintomas da dengue;

Conteúdos:
·   O mosquito da Dengue;
·  Os principais sintomas da Dengue.

Procedimentos metodológicos:
13h- Ao chegarem à sala encontrarão a sala organizada em semicírculo.
13h10- Apresentação da estagia à turma.
13h15– Dinâmica de apresentação dos alunos cada aluno deverá jogar um barbante para o colega que deseje conhecer, o aluno que estiver com o barbante irá dizer o nome e o que mais gosta de fazer na escola.
13h45-Ao chegarem à sala sugerir que todos fiquem de pé para fazer uma oração do Pai-Nosso, cantar algumas músicas infantis.
14h-Após a oração irão participar de uma conversa informal sobre a Dengue:
  • Alguém já teve Dengue?
  • Algum de vocês sabe o que é Dengue?
  • Como podemos adquirir a Dengue?
  •   Quais são os seus sintomas? 
14h20- Pedir que os alunos prestem muita atenção na letra da música que a professora vai cantar, para que eles a aprendam . Em seguida, cantar a música “Dengue não!”, com os alunos. 
15h- Lavar as mãos para o lanche.
15h10- Lanche.
15h30- Recreio.
16h00- Logo após, os alunos irão receber uma folha de papel ofício para que eles confeccionem uma dobradura do Mosquito da Dengue, juntamente com a professora dobrando passo a passo. Depois que ficar pronto cada aluno irá colar o seu mosquito no cartaz que será confeccionado por eles, para expor na sala.
16h45-Pedir para os alunos arrumasse o material e a sala para a saída, como era de costume.
17h- Saída

Recursos didáticos:
  •   Papel ofício;
  •   Lápis de cor;
  •   Lápis e borracha.

Avaliação: Processo Contínuo

Referências:
MENDONÇA, Waldirene Dias. Dente de Leite. Projeto Pedagógico para a Educação Infantil, Pré-ll: Ed. Claranto.
O que você precisa saber sobre a dengue:
www.medicina.ufmg.br/spt/dengue/infoleigos.htm


1.4            Plano de Aula 2

Objetivos:
  •  Compreender o processo do ciclo da vida do mosquito;
  • Identificar os aspectos do mosquito da Dengue.

Conteúdos:
·           Ciclo da vida do mosquito;

Procedimentos metodológicos:
13h- Ao chegarem à sala encontrarão a sala organizada em semicírculo.
13h10- Ao chegarem à sala sugerir que todos fiquem de pé para fazer uma oração do Pai-Nosso, cantar algumas músicas infantis.
13h25- Pedir que os alunos cantem a música “Dengue não!”, que aprenderam na aula anterior.
13h45- Entregar uma folha de papel ofício para que cada criança desenhe o mosquito da dengue da forma que ele imagina.
14h- Logo em seguida, Em seguida conversa dirigida sobre o ciclo de vida do mosquito, a professora irá explicar através de um cartaz como ocorre cada fase desse ciclo.
15h- Lavar as mãos para o lanche.
15h10- Lanche.
15h30- Recreio.
16h- Logo após, os alunos irão fazer uma atividade sobre o ciclo da vida do mosquito da Dengue, para fixação do conteúdo.
16h30- Exposição das atividades no varal da sala.
 16h45- Arrumação dos materiais e da sala para a saída.
17h- Saída.

Recursos didáticos:
  •   Papel ofício;
  •  Lápis de cor;
  •   Tesoura;
  •   Cola;
  •   Hidrocor;

Avaliação: Processo Contínuo

Referências:
Informações sobre o mosquito:
wwwmosquito.org/mosquito.html
Distribuição mundial em 1998:
www.cdc.gov/ncidod/dvbid/ dengmap.htm
Fatores de risco da dengue hemorrágica:
www.acithn.uq.edu.au/phd/thesis/thein.html
Mosquitos e Dengue:
www.biohaven.com/dengue.htm
MENDONÇA, Waldirene Dias. Dente de Leite. Projeto Pedagógico para a Educação Infantil, Pré-ll: Ed. Claranto.


1.5            Plano de Aula 3

Objetivos:
  •   Conscientizar os alunos sobre a prevenção contra a Dengue;
  •   Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Conteúdos:
·          Prevenção contra a Dengue;

Procedimentos metodológicos:
13h- Ao chegarem à sala encontrarão a sala organizada em semicírculo.
13h10- Ao chegarem à sala sugerir que todos fiquem de pé para fazer uma oração do Pai-Nosso, cantar algumas músicas infantis.
13h25- Pedir que os alunos cantem a música “Dengue não!”, que aprenderam.
13h45- Logo após, uma conversa dirigida sobre o que devemos fazer para prevenir a Dengue e como são os aspectos do mosquito.
14h- Pedir que cada um escreva no caderno como podemos prevenir o mosquito da Dengue.
14h30- Logo em seguida, apresentar o que cada um escreveu.
15h- Lavar as mãos para o lanche.
15h10- Lanche.
15h30- Recreio.
16h- Em seguida confeccionar as viseiras, que será xerocada no papel cartão para que cada aluno recorte e enfeite-à do seu modo.
16h30- Nesse momento os alunos fazer uma apresentação no pátio cada aluno com sua viseira contra a Dengue irão cantar a música “Dengue não!”, para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dessa luta contra Dengue.
16h50- Arrumar os materiais para a saída.
17h- Saída.

Recursos didáticos:
  •   Papel ofício;
  •   Lápis de cor;
  •  Tesoura;
  •   Cola;
  •   Hidrocor;
  •  Papel cartão.

Avaliação:  Processo Contínuo

Referências:









2 comentários: