Justificativa:
O tema escolhido, Folclore, permite um
trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática, Ciências,
História e Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação
Física e Artística. Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é
conhecimento popular. O folclore é passado de pais para filhos, geração após
geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e
também os mitos e lendas que aprendemos quando criança é parte do folclore que
nos ensinam em casa ou na escola. O folclore é o meio que o povo tem para
compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os
mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios
temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E
assim passamos a fazer, parte de sua Historia. 
Objetivos:
- Levar o aluno a relembrar alguma manifestação de cultura popular;
 - Reconhecer e divulgar a importância do folclore;
 - Estimular e desenvolver a imaginação e criação;
 - Desenvolver o habito de pesquisa;
 - Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança;
 - Valorizar a cultura popular;
 
Desenvolvimento:
- Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos;
 - Caça palavras;
 - Poesia;
 - Pesquisas;
 - Atividades matemáticas;
 - Atividades com Receitas;
 - Montagem de murais;
 - Confecção de cartazes;
 - Atividades ortográficas e gramaticais;
 - Produção de texto;
 - Dramatização;
 - Músicas
 - Brincadeiras;
 - Entrevistas;
 - Artesanato;
 - Hora do conto;
 
Culminância:
1.   
Concurso
de pipas – bonecas de pano;
2.   
Desfile
de trajes regionais;
3.   
Exposição
de artesanato, comidas típicas e receitas;
4.   
Exposição
e tarde de autógrafos dos livros feitos pelos alunos;
Pertencem ao Folclore:
·        
Mitos;
Adivinhas; Religiosidades; Quadrilhas e Poesias;
Trava-línguas;Parlendas;Fórmulas de Escolhas e Brincadeiras Infantis; Ditados
Populares; Superstições e Simpatias; Frases de Pára-choque de Caminhão;
Artesanato; Medicina Popular; Lendas; Festas; Culinária.
Materiais para
Trabalhar em sala de aula:
Mitos e Lendas: 
·        
Mula-sem-cabeça: É um animal
quadrúpede com aparência de mula. Não tem cabeça e solta fogo pelo pescoço.
Soluça como se fosse gente e seu galope assusta as pessoas que saem para
caminhar nas noites de lua cheia. Para afugentá-la basta esconder dentes e
unhas.
·        
Saci-Pererê: É um negrinho de
uma perna só, ágil e atrevido. Usa gorro vermelho e adora fumar cachimbo.
Aparece e desaparece numa roda-moinho. Não é maldoso, mas adora fazer traquinagens
como, por exemplo: apagar o fogo, dar nó na crina dos cavalos, assustarem
viajantes. Para pega-lo é muito fácil, basta colocar uma peneira com um terço
em baixo de uma arvore. Para chamá-lo dê três nós num pedaço de palha.
·        
Iara: É uma linda moça de
longos cabelos negros que mora no fundo dos rios. Tem uma voz maravilhosa e com
ela encanta os moços que navegam ou estão á margem dos rios. Quando eles ficam
hipnotizados com seu canto leva-os para o fundo das águas e de lá eles não saem
nunca.
·        
Boitatá: É uma cobra muito
grande que comeu os olhos das carniças de animais que morreram nas enchentes.
Como todo animal guarda no sangue o sumo de tudo que comeu, a cobra grande
guarda a luz dos olhos que ingeriu. Passou então a aparecer como um luzeiro
ambulante e transparente como se fosse um fogo amarelo azulado. Ele assusta
muita gente nas noites de verão e também é conhecido como “fogo fátuo”.
·        
Boto: Acredita-se que a
lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um
homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a
conquista leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a
madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
·        
Curupira: Assim como o
boitatá, o curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres.
Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás.
Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas
matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Adivinhas:
As adivinhas tinham papel de grande
importância na antiguidade. Era uma espécie de desafio ao homem para que
mostrasse a sua sabedoria. É uma das formas mais curiosas e ingênuas de
literatura oral.
- O que é que Deus nunca viu, o rei viu uma vez ou outra e o homem vê todos os dias?
 - O que é o que é? São sete irmãos, cinco tem sobrenome e dois não?
 - O que é que quando mais cresce mais baixo fica?
 - O que é que cai em pé e corre deitado?
 - O que é negra, preta de formosura, barriga cheia de gostosura?
 - Qual é o céu que não tem estrelas?
 - Qual é a diferença da tartaruga com o navio?
 - Em que mês a mulher fala menos?
 - O que é que está na ponta do fim, no começo do meio e no meio do começo?
 - O que é que passa pela água e não molha, anda pelo sol e não se queima?
 
Respostas: 1. o semelhante, 2. Os dias da semana, 3. O
rabo do cavalo, 4. A
chuva, 5. A
jabuticaba, 6. O céu da boca, 7. O navio tem o casco em baixo e a tartaruga tem
o casco em cima, 8. Em fevereiro, 9.
 A letra m, 10.
 A sombra.
Quadrilhas e Poesias: 
Esta
  noite eu tive um sonho,  
Mas
  que sonho atrevido, 
Sonhei
  que era babado 
Da
  barra do teu vestido. 
Andorinha
  no coqueiro, 
Sabiá
  na beira-mar, 
Andorinha
  vai e volta, 
Meu
  amor não quer voltar. 
  | 
  
Trava
  – Língua 
Olha o sapo dentro
  do saco, 
O saco com o sapo
  dentro, 
O sapo batendo papo 
E o papo soltando
  vento. 
     
  Pinto pelado pulou da panela para o penico. 
Um tigre, dois tigres, três tigres. 
Porco crespo e toco
  preto 
Toco preto e porco
  crespo. 
O doce perguntou
  pro doce 
Qual doce era mais
  doce 
O doce respondeu
  pro doce 
Que o doce mais
  doce 
É o doce de batata
  doce. 
 | 
  
Parlendas: 
Cadê o toucinho que tava aqui? 
O gato comeu. 
Cadê o gato? 
Comeu o rato 
Cadê o rato? 
Foi pro mato 
Cadê o mato? 
O fogo queimou 
Cadê o fogo? 
A água apagou 
Cadê a água? 
O boi bebeu 
Cadê o boi? 
Tá amassando trigo. 
Cadê o trigo? 
A galinha espalhou. 
Cadê a galinha? 
Tá botando ovo. 
Cadê o ovo? 
O frade bebeu. 
Cadê o frade? 
Tá rezando missa. 
Cadê a missa? 
Tá na igreja. 
Cadê a igreja? 
Tá em Roma. 
Por onde é que se vai à Roma? 
Vai por aqui, por aqui, por aqui...  | 
 
Ditados
  Populares: 
  | 
  
Superstições
  e Simpatias: 
  | 
  
Frases de pára-choque de caminhão: 
·        
  Viajo só porque quero. 
·        
  Do destino ninguém foge. 
·        
  Não há vitória sem luta. 
·        
  Do mundo nada se leva. 
·        
  Não tenha inveja, trabalha. 
·        
  Marido de mulher feia detesta feriado. 
·        
  Deus é a luz do meu caminho. 
·        
  Com Deus eu vou e com Deus voltarei. 
·        
  Os brutos também amam. 
·        
  Amar foi minha ruína. 
·        
  Chegou o bonitão. 
·        
  Turista forçado. 
·        
  Não sou dentista, mas ando na pista. 
 | 
 
Músicas: 
Atirei
  o Pau no Gato 
Atirei o pau no gato to 
Mas o gato to não morreu réu réu 
Dona Chica ca adimirou-se se  
Do berro, do berro que o gato deu. 
Miauuu. 
A
  Canoa Virou 
A canoa virou 
A canoa virou, 
Por deixá-la virar, 
Foi por causa do (a) (nome do aluno) 
Que não soube remar. 
Se eu fosse um peixinho 
E soubesse nadar, 
Tirava o (a) (nome do aluno) 
Do fundo do mar 
O
  Cravo e a rosa, 
O cravo brigou com a rosa 
Debaixo de uma sacada; 
O cravo saiu ferido 
E a rosa despedaçada. 
O cravo ficou doente,  
A rosa foi visitar; 
O cravo teve um desmaio, 
A rosa pôs-se a chorar 
 | 
  
Medicina
  popular: 
O CHÁ
  MEDICINAL:
  (servir chás durante a aula) 
Remédios
  populares:  
 
Existem ainda outros tipos de remédios que
  são oriundos de animais:  
  | 
  
Culinária: 
Bolo
  de Aipim com Coco 
Ingredientes: 
1 coco ralado; 4 raízes de aipim cruas e
  raladas; 2 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga; 1 pires de açúcar;
  Erva-doce a gosto. 4 ovos inteiros. 
Modo
  de Preparo: 
Misturem-se bem todos os ingredientes.
  Feito isto, põe-se tudo numa fôrma bem untada de manteiga. Asse em forno bem
  quente. 
Cuscuz
  de Tapioca com coco 
Ingredientes: 
1 pacote de tapioca, 1 coco grande ralado;
  3 ½ copos de leite; 2 xícaras de açúcar; 1 pitada de sal. 
Modo
  de Preparo: 
Ponha em uma tigela o coco, a tapioca e o
  sal peneirados com o açúcar. Junte o leite fervente, mexa muito bem e despeje
  em uma fôrma de canudo no centro, previamente molhada com água gelada. Alise
  bem a superfície do cuscuz com uma colher. Tampe e envolva a forma com uma
  toalha. Deixe assim permanecer por 3 horas. Desenforne em um prato e sirva ao
  natural ou gelado. 
 | 
 
- Para pesquisar em casa:
 
- Sugerir a montagem de um álbum (livro) com os seguintes itens:
 
·        
Lendas
·        
Mitos
·        
Nomes
populares 
·        
Superstições
·        
Brincadeiras
·        
Músicas
·        
Danças
·        
Parlendas
·        
Advinhas
·        
Provérbios
·        
Artesanatos
·        
Frases
de pára-choque de caminhão 
·        
Receitas
típicas
·        
Remédio
caseiro
·        
Festas
- Trabalhando com o texto: lendas e mitos.
 - Oficinas de artesanato, dobraduras e sucatas.
 - Dia de brincadeira: cada grupo ficará responsável por um tipo de brincadeira, por exemplo: cobra cega, boca de forno, chicotinho queimado, amarelinha, passar anel, estátua etc. Todos os alunos participarão.
 - Dramatização das lendas.
 - Confecção de fantoches de personagens de lendas.
 - Confecção de mascaras de mitos.
 - Trabalho com argila.
 - Gincana de adivinhas e provérbios.
 - Musicas: Formar rodas e cantar e dançar as músicas pesquisadas.
 - Fazer exposição de trabalhos e festa com comidas típicas.
 
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