Sejam bem vindos!!!

Sou Danilla, professora do Colégio Paulo VI, na cidade de Vitória da Conquista-Bahia e sou professora da Educação Infantil.

Beijos!!!!



terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O QUE É EDUCAÇÃO


 
O tempo todo e em qualquer lugar, estamos envolvidos com a educação. A relação aprender-ensinar é algo constante na vida dos seres humanos. Por isso, não existe uma única forma de educação, ela não acontece somente na escola e nem o professor é seu único agente.
A educação existe onde há estruturas sociais, onde há uma transferência de conhecimentos de uma geração a outra, pois a educação visa dar continuidade ao trabalho da vida. Os saberes da comunidade são repassados, mesmo sem a existência de técnicas pedagógicas escolares, para a sobrevivência desse ambiente comunitário.
Com o tempo, mesmo nas sociedades primitivas, começa a surgir categorias especializadas no saber e no ensinar. A educação vira ensino, torna-se desigual, não mais comunitária, é algo para os especializados.
Educação é um meio pelo qual o ser humano desenvolve suas potencialidades. Mas deve ser criadora e não meramente um aprendizado para fins utilitários. Há aí um embate entre a pessoa e a sociedade: a educação deve servir para a realização do indivíduo ou esse mesmo indivíduo teve atender aos interesses da sociedade? Na prática o que há é uma educação que visa tornar a pessoa apta para as exigências e realizações sociais.
A educação atua para o desenvolvimento produtivo e cultural da sociedade. Mas não existe um tipo de educação perfeita e universal. Cada sociedade, dentro do seu contexto histórico, cria seu tipo de educação. O essencial, porém, é entender que a educação é uma invenção humana, e que, portanto, não é maior do homem. E por isso, pode ser reinventada, reconstruída, tornado-se libertadora e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário