1.1 Dados de Identificação
§ Nome
da escola:
§ Turma:
§ Série: Educação Infantil ( 4 à 5 anos)
§ Professor
(a):
§ Ano:
§ Número
de alunos:
1.2 Cronograma: 12 horas
06/03/2012- Segunda- Feira
07/03/2012- Terça- Feira
08/03/2012- Quarta- Feira
1.3 Plano de Aula 1
Objetivos:
- Mobilizar os alunos no combate à Dengue;
- Alertar os alunos sobre os principais
sintomas da dengue;
Conteúdos:
·
O
mosquito da Dengue;
·
Os principais sintomas da Dengue.
Procedimentos
metodológicos:
13h- Ao chegarem à sala
encontrarão a sala organizada em semicírculo.
13h10- Apresentação da estagia à
turma.
13h15– Dinâmica de apresentação
dos alunos cada aluno deverá jogar um barbante para o colega que deseje
conhecer, o aluno que estiver com o barbante irá dizer o nome e o que mais
gosta de fazer na escola.
13h45-Ao chegarem à sala sugerir
que todos fiquem de pé para fazer uma oração do Pai-Nosso, cantar algumas músicas
infantis.
14h-Após a oração irão participar
de uma conversa informal sobre a Dengue:
- Alguém já teve Dengue?
- Algum de vocês sabe o que é Dengue?
- Como podemos adquirir a Dengue?
- Quais são os seus sintomas?
15h- Lavar as mãos para o lanche.
15h10- Lanche.
15h30- Recreio.
16h00-
Logo após, os alunos irão
receber uma folha de papel ofício para que eles confeccionem uma dobradura do
Mosquito da Dengue, juntamente com a professora dobrando passo a passo. Depois
que ficar pronto cada aluno irá colar o seu mosquito no cartaz que será
confeccionado por eles, para expor na sala.
16h45-Pedir para os alunos arrumasse
o material e a sala para a saída, como era de costume.
17h- Saída
Recursos
didáticos:
- Papel ofício;
- Lápis de cor;
- Lápis e borracha.
Avaliação:
Processo Contínuo
Referências:
MENDONÇA, Waldirene Dias. Dente de Leite. Projeto Pedagógico para
a Educação Infantil, Pré-ll: Ed. Claranto.
O
que você precisa saber sobre a dengue:
www.medicina.ufmg.br/spt/dengue/infoleigos.htm
www.medicina.ufmg.br/spt/dengue/infoleigos.htm
Dengue:conscientize-se:
www.unicamp.br/prefeitura/ca/dengue/3dengue_unicamp.html
www.unicamp.br/prefeitura/ca/dengue/3dengue_unicamp.html
1.4 Plano de Aula 2
Objetivos:
- Compreender o processo do ciclo da vida do mosquito;
- Identificar os aspectos do mosquito da Dengue.
Conteúdos:
·
Ciclo
da vida do mosquito;
Procedimentos
metodológicos:
13h- Ao chegarem à sala
encontrarão a sala organizada em semicírculo.
13h10- Ao chegarem à sala sugerir
que todos fiquem de pé para fazer uma oração do Pai-Nosso, cantar algumas
músicas infantis.
13h25- Pedir que os alunos cantem a música “Dengue
não!”, que aprenderam na aula anterior.
13h45- Entregar uma folha de papel
ofício para que cada criança desenhe o mosquito da dengue da forma que ele
imagina.
14h- Logo em seguida, Em seguida conversa dirigida sobre o ciclo
de vida do mosquito, a professora irá explicar através de um cartaz como ocorre
cada fase desse ciclo.
15h- Lavar as mãos para o lanche.
15h10- Lanche.
15h30- Recreio.
16h- Logo após, os alunos irão fazer uma atividade
sobre o ciclo da vida do mosquito da Dengue, para fixação do conteúdo.
16h30- Exposição das atividades no
varal da sala.
16h45- Arrumação dos materiais e da sala para
a saída.
17h- Saída.
Recursos
didáticos:
- Papel ofício;
- Lápis de cor;
- Tesoura;
- Cola;
- Hidrocor;
Avaliação:
Processo Contínuo
Referências:
Informações
sobre o mosquito:
wwwmosquito.org/mosquito.html
wwwmosquito.org/mosquito.html
Distribuição
mundial em 1998:
www.cdc.gov/ncidod/dvbid/ dengmap.htm
www.cdc.gov/ncidod/dvbid/ dengmap.htm
Fatores
de risco da dengue hemorrágica:
www.acithn.uq.edu.au/phd/thesis/thein.html
www.acithn.uq.edu.au/phd/thesis/thein.html
Mosquitos
e Dengue:
www.biohaven.com/dengue.htm
www.biohaven.com/dengue.htm
MENDONÇA, Waldirene Dias. Dente de Leite. Projeto Pedagógico para
a Educação Infantil, Pré-ll: Ed. Claranto.
1.5 Plano de Aula 3
Objetivos:
- Conscientizar os alunos sobre a prevenção contra a Dengue;
- Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Conteúdos:
·
Prevenção
contra a Dengue;
Procedimentos
metodológicos:
13h- Ao chegarem à sala
encontrarão a sala organizada em semicírculo.
13h10- Ao chegarem à sala sugerir
que todos fiquem de pé para fazer uma oração do Pai-Nosso, cantar algumas
músicas infantis.
13h25- Pedir que os alunos cantem a música “Dengue
não!”, que aprenderam.
13h45- Logo após, uma conversa dirigida sobre o que
devemos fazer para prevenir a Dengue e como são os aspectos do mosquito.
14h- Pedir que cada um escreva no
caderno como podemos prevenir o mosquito da Dengue.
14h30- Logo em seguida, apresentar o que cada um
escreveu.
15h- Lavar as mãos para o lanche.
15h10- Lanche.
15h30- Recreio.
16h-
Em seguida confeccionar as
viseiras, que será xerocada no papel cartão para que cada aluno recorte e
enfeite-à do seu modo.
16h30- Nesse momento os alunos fazer
uma apresentação no pátio cada
aluno com sua viseira contra a Dengue irão cantar a música “Dengue não!”, para
conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dessa luta contra
Dengue.
16h50- Arrumar os materiais para a
saída.
17h- Saída.
Recursos
didáticos:
- Papel ofício;
- Lápis de cor;
- Tesoura;
- Cola;
- Hidrocor;
- Papel cartão.
Avaliação:
Processo Contínuo
Referências:
- Fiel contra a ‘dengue Botafogo’ - Globo
- Prefeitura apresenta plano de combate à dengue no bairro do Jacaré - JB On-line
- Agentes farão ações contra a dengue no Saara hoje - JB On-line
- Combate a dengue ganha força com a iniciativa privada - Portal Novidade
- Combate à dengue - Diário do Nordeste (Assinatura)
- Solla admite que epidemia de dengue fugiu ao controle - Correio da Bahia
- Moradores do Parque Yolanda são premiados no Casa Sem Dengue - Portal Novidade
- Combate à dengue vale prêmios em cidade do Paraná - Globo
Exelente!!!
ResponderExcluirObrigada!!!!
ResponderExcluir