O tempo todo e em qualquer
lugar, estamos envolvidos com a educação. A relação aprender-ensinar é algo
constante na vida dos seres humanos. Por isso, não existe uma única forma de
educação, ela não acontece somente na escola e nem o professor é seu único
agente.
A educação existe onde há
estruturas sociais, onde há uma transferência de conhecimentos de uma geração a
outra, pois a educação visa dar continuidade ao trabalho da vida. Os saberes da
comunidade são repassados, mesmo sem a existência de técnicas pedagógicas
escolares, para a sobrevivência desse ambiente comunitário.
Com o tempo, mesmo nas
sociedades primitivas, começa a surgir categorias especializadas no saber e no
ensinar. A educação vira ensino, torna-se desigual, não mais comunitária, é
algo para os especializados.
Educação é um meio pelo
qual o ser humano desenvolve suas potencialidades. Mas deve ser criadora e não
meramente um aprendizado para fins utilitários. Há aí um embate entre a pessoa
e a sociedade: a educação deve servir para a realização do indivíduo ou esse
mesmo indivíduo teve atender aos interesses da sociedade? Na prática o que há é
uma educação que visa tornar a pessoa apta para as exigências e realizações sociais.
A educação atua para o
desenvolvimento produtivo e cultural da sociedade. Mas não existe um tipo de
educação perfeita e universal. Cada sociedade, dentro do seu contexto
histórico, cria seu tipo de educação. O essencial, porém, é entender que a
educação é uma invenção humana, e que, portanto, não é maior do homem. E por
isso, pode ser reinventada, reconstruída, tornado-se libertadora e democrática.
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