Justificativa:
O tema escolhido, Folclore, permite um
trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática, Ciências,
História e Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação
Física e Artística. Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é
conhecimento popular. O folclore é passado de pais para filhos, geração após
geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e
também os mitos e lendas que aprendemos quando criança é parte do folclore que
nos ensinam em casa ou na escola. O folclore é o meio que o povo tem para
compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os
mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios
temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E
assim passamos a fazer, parte de sua Historia.
Objetivos:
- Levar o aluno a relembrar alguma manifestação de cultura popular;
- Reconhecer e divulgar a importância do folclore;
- Estimular e desenvolver a imaginação e criação;
- Desenvolver o habito de pesquisa;
- Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança;
- Valorizar a cultura popular;
Desenvolvimento:
- Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos;
- Caça palavras;
- Poesia;
- Pesquisas;
- Atividades matemáticas;
- Atividades com Receitas;
- Montagem de murais;
- Confecção de cartazes;
- Atividades ortográficas e gramaticais;
- Produção de texto;
- Dramatização;
- Músicas
- Brincadeiras;
- Entrevistas;
- Artesanato;
- Hora do conto;
Culminância:
1.
Concurso
de pipas – bonecas de pano;
2.
Desfile
de trajes regionais;
3.
Exposição
de artesanato, comidas típicas e receitas;
4.
Exposição
e tarde de autógrafos dos livros feitos pelos alunos;
Pertencem ao Folclore:
·
Mitos;
Adivinhas; Religiosidades; Quadrilhas e Poesias;
Trava-línguas;Parlendas;Fórmulas de Escolhas e Brincadeiras Infantis; Ditados
Populares; Superstições e Simpatias; Frases de Pára-choque de Caminhão;
Artesanato; Medicina Popular; Lendas; Festas; Culinária.
Materiais para
Trabalhar em sala de aula:
Mitos e Lendas:
·
Mula-sem-cabeça: É um animal
quadrúpede com aparência de mula. Não tem cabeça e solta fogo pelo pescoço.
Soluça como se fosse gente e seu galope assusta as pessoas que saem para
caminhar nas noites de lua cheia. Para afugentá-la basta esconder dentes e
unhas.
·
Saci-Pererê: É um negrinho de
uma perna só, ágil e atrevido. Usa gorro vermelho e adora fumar cachimbo.
Aparece e desaparece numa roda-moinho. Não é maldoso, mas adora fazer traquinagens
como, por exemplo: apagar o fogo, dar nó na crina dos cavalos, assustarem
viajantes. Para pega-lo é muito fácil, basta colocar uma peneira com um terço
em baixo de uma arvore. Para chamá-lo dê três nós num pedaço de palha.
·
Iara: É uma linda moça de
longos cabelos negros que mora no fundo dos rios. Tem uma voz maravilhosa e com
ela encanta os moços que navegam ou estão á margem dos rios. Quando eles ficam
hipnotizados com seu canto leva-os para o fundo das águas e de lá eles não saem
nunca.
·
Boitatá: É uma cobra muito
grande que comeu os olhos das carniças de animais que morreram nas enchentes.
Como todo animal guarda no sangue o sumo de tudo que comeu, a cobra grande
guarda a luz dos olhos que ingeriu. Passou então a aparecer como um luzeiro
ambulante e transparente como se fosse um fogo amarelo azulado. Ele assusta
muita gente nas noites de verão e também é conhecido como “fogo fátuo”.
·
Boto: Acredita-se que a
lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um
homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a
conquista leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a
madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
·
Curupira: Assim como o
boitatá, o curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres.
Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás.
Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas
matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Adivinhas:
As adivinhas tinham papel de grande
importância na antiguidade. Era uma espécie de desafio ao homem para que
mostrasse a sua sabedoria. É uma das formas mais curiosas e ingênuas de
literatura oral.
- O que é que Deus nunca viu, o rei viu uma vez ou outra e o homem vê todos os dias?
- O que é o que é? São sete irmãos, cinco tem sobrenome e dois não?
- O que é que quando mais cresce mais baixo fica?
- O que é que cai em pé e corre deitado?
- O que é negra, preta de formosura, barriga cheia de gostosura?
- Qual é o céu que não tem estrelas?
- Qual é a diferença da tartaruga com o navio?
- Em que mês a mulher fala menos?
- O que é que está na ponta do fim, no começo do meio e no meio do começo?
- O que é que passa pela água e não molha, anda pelo sol e não se queima?
Respostas: 1. o semelhante, 2. Os dias da semana, 3. O
rabo do cavalo, 4. A
chuva, 5. A
jabuticaba, 6. O céu da boca, 7. O navio tem o casco em baixo e a tartaruga tem
o casco em cima, 8. Em fevereiro, 9.
A letra m, 10.
A sombra.
Quadrilhas e Poesias:
Esta
noite eu tive um sonho,
Mas
que sonho atrevido,
Sonhei
que era babado
Da
barra do teu vestido.
Andorinha
no coqueiro,
Sabiá
na beira-mar,
Andorinha
vai e volta,
Meu
amor não quer voltar.
|
Trava
– Língua
Olha o sapo dentro
do saco,
O saco com o sapo
dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando
vento.
Pinto pelado pulou da panela para o penico.
Um tigre, dois tigres, três tigres.
Porco crespo e toco
preto
Toco preto e porco
crespo.
O doce perguntou
pro doce
Qual doce era mais
doce
O doce respondeu
pro doce
Que o doce mais
doce
É o doce de batata
doce.
|
Parlendas:
Cadê o toucinho que tava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Comeu o rato
Cadê o rato?
Foi pro mato
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo?
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Tá amassando trigo.
Cadê o trigo?
A galinha espalhou.
Cadê a galinha?
Tá botando ovo.
Cadê o ovo?
O frade bebeu.
Cadê o frade?
Tá rezando missa.
Cadê a missa?
Tá na igreja.
Cadê a igreja?
Tá em Roma.
Por onde é que se vai à Roma?
Vai por aqui, por aqui, por aqui... |
Ditados
Populares:
|
Superstições
e Simpatias:
|
Frases de pára-choque de caminhão:
·
Viajo só porque quero.
·
Do destino ninguém foge.
·
Não há vitória sem luta.
·
Do mundo nada se leva.
·
Não tenha inveja, trabalha.
·
Marido de mulher feia detesta feriado.
·
Deus é a luz do meu caminho.
·
Com Deus eu vou e com Deus voltarei.
·
Os brutos também amam.
·
Amar foi minha ruína.
·
Chegou o bonitão.
·
Turista forçado.
·
Não sou dentista, mas ando na pista.
|
Músicas:
Atirei
o Pau no Gato
Atirei o pau no gato to
Mas o gato to não morreu réu réu
Dona Chica ca adimirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu.
Miauuu.
A
Canoa Virou
A canoa virou
A canoa virou,
Por deixá-la virar,
Foi por causa do (a) (nome do aluno)
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Tirava o (a) (nome do aluno)
Do fundo do mar
O
Cravo e a rosa,
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada;
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar;
O cravo teve um desmaio,
A rosa pôs-se a chorar
|
Medicina
popular:
O CHÁ
MEDICINAL:
(servir chás durante a aula)
Remédios
populares:
Existem ainda outros tipos de remédios que
são oriundos de animais:
|
Culinária:
Bolo
de Aipim com Coco
Ingredientes:
1 coco ralado; 4 raízes de aipim cruas e
raladas; 2 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga; 1 pires de açúcar;
Erva-doce a gosto. 4 ovos inteiros.
Modo
de Preparo:
Misturem-se bem todos os ingredientes.
Feito isto, põe-se tudo numa fôrma bem untada de manteiga. Asse em forno bem
quente.
Cuscuz
de Tapioca com coco
Ingredientes:
1 pacote de tapioca, 1 coco grande ralado;
3 ½ copos de leite; 2 xícaras de açúcar; 1 pitada de sal.
Modo
de Preparo:
Ponha em uma tigela o coco, a tapioca e o
sal peneirados com o açúcar. Junte o leite fervente, mexa muito bem e despeje
em uma fôrma de canudo no centro, previamente molhada com água gelada. Alise
bem a superfície do cuscuz com uma colher. Tampe e envolva a forma com uma
toalha. Deixe assim permanecer por 3 horas. Desenforne em um prato e sirva ao
natural ou gelado.
|
- Para pesquisar em casa:
- Sugerir a montagem de um álbum (livro) com os seguintes itens:
·
Lendas
·
Mitos
·
Nomes
populares
·
Superstições
·
Brincadeiras
·
Músicas
·
Danças
·
Parlendas
·
Advinhas
·
Provérbios
·
Artesanatos
·
Frases
de pára-choque de caminhão
·
Receitas
típicas
·
Remédio
caseiro
·
Festas
- Trabalhando com o texto: lendas e mitos.
- Oficinas de artesanato, dobraduras e sucatas.
- Dia de brincadeira: cada grupo ficará responsável por um tipo de brincadeira, por exemplo: cobra cega, boca de forno, chicotinho queimado, amarelinha, passar anel, estátua etc. Todos os alunos participarão.
- Dramatização das lendas.
- Confecção de fantoches de personagens de lendas.
- Confecção de mascaras de mitos.
- Trabalho com argila.
- Gincana de adivinhas e provérbios.
- Musicas: Formar rodas e cantar e dançar as músicas pesquisadas.
- Fazer exposição de trabalhos e festa com comidas típicas.
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